Junte-se a nós!Se você gosta de nerdices, geek, otaku, cult e etc!

Quadrinhos em Cordel | Uma Ms. Marvel nada normal

O Quadrinhos em Cordel é uma coluna semanal do NERDestinos exclusiva para quadrinhos. Textos novos todos os sábados.

Ms.-Marvel-2014-001-000-e1453247481472-1024x665

A Ms. Marvel surgiu originalmente em março de 1968, primeiramente só com o seu nome alter-ego Carol Danvers e posteriormente com uma revista próprio e já com seu nome de super-heroína, quase 10 anos depois. Durante a mega saga Vingadores vs. X-Men, lançada em 2012, a heroína adotou o nome de Capitã Marvel, nome que também será adotado em seu filme em 2019, deixando de lado sua alcunha original.

Aproveitando esse espaço, em uma tentativa de trazer mais diversidade ao seu lineup, quem assumiu o manto de Ms. Marvel a partir de 2014 foi a jovem muçulmana de apenas 16 anos Kamala Khan, e é a transição e aceitação de Kamala com seu novo corpo e sua nova realidade o grande mote de Nada Normal, o primeiro arco de sua história, que acaba de chegar em um encadernado no Brasil.

ms.marvel.inline

Tímida, muçulmana e muito curiosa: essa é Kamala. Escrita pela também muçulmana G. Willow Wilson, a personagem é construída no decorrer da revista de uma forma complexo e simplista ao mesmo tempo. Somos introduzidos ao seu cotidiano adolescente com todos os clichês permitidos: amigos, pais, estudos, incertezas e tudo o que há direito, porém de uma maneira diferente do que seria com uma americana usual – use o Peter Parker como paralelo – afinal, como o próprio título diz, ela não é nada normal.

O roteiro trabalha muito bem essa choque da cultura muçulmana com a cultura ocidental e esse é um dos aspectos mais ricos em relação à personagem. Isso fica claro quando observamos a relação de Kamala com os seus pais, que ainda estão presos no conservadorismo de sua própria cultura e acabam restringindo muito a garota. O que ela faz para não morrer de tédio quando o pai não a deixa sair de casa? Senta ao computador e escreve fanfics de super-heróis (não, você não é o único!) que ela, por estar no mesmo universo que eles, vê com extrema admiração.

Inclusive, a fascinação de Kamala pela Capitã Marvel é exatamente o que a faz virar a Ms. Marvel. Quando Nova Jersey inteira é coberta por uma névoa bizarra, ela adquire seus poderes transmorfos e acaba precisando usá-los para salvar alguém pela primeira vez, automaticamente a garota transforma seu corpo no da antiga Ms. Marvel. Com os jornais noticiando o nevoeiro e a façanha da Kamala associada à imagem da Ms. Marvel, não tem como ela escapar da responsabilidade e negar o antigo nome daquela que sempre a inspirou.

Captura de Tela 2016-03-04 às 01.56.05

Como uma boa revista de super-heróis, há sim um grande vilão nesse primeiro arco da história da Kamala e esse vilão é ela mesma. Já é esperado que todos jovens sofram na adolescência por conta da puberdade, corpo ficando diferente, amadurecendo, porém aqui é como se ela tivesse uma dupla puberdade. Além de todos as indecisões já esperadas, a garota ainda precisa se adaptar a um corpo que pode se modificar a qualquer hora e com o conflito interno em como usar de forma correta esse tipo de poder.

Ser super-herói não tem um guia, não existe um protocolo a ser seguido, não tem manual dizendo o que fazer ou não quando se ganha super-poderes, pior ainda se você não tem maturidade suficiente nem para administrar uma vida sem poderes especiais. Esse é o ponto crítico da Ms. Marvel, é por isso que ela sofre muito mais para o próprio psicológico e aprendendo com os próprios erros do que com qualquer outro vilão que surge na narrativa.

Sim, há um vilão “de verdade” na história e é excelente que ele não é um alienígena ou um maníaco que quer dizimar continentes. É uma figura oculta ideal para a Kamala testar seus novos poderes, treinar melhor suas mudanças físicas e se adaptar ao frenesi que uma vida de super-heroína proporciona. Afinal de contas, querer um mega vilão em Nova Jersey tendo uma cidade icônica como Nova York ao lado é forçar um pouco a barra.

Captura de Tela 2016-03-04 às 02.48.02

O arco Nada Normal foi lançado entre abril e agosto de 2014 nos EUA. Hoje, a Ms. Marvel faz parte do principal grupo dos Vingadores do universo Marvel, o qual já falamos sobre aqui na coluna. Ainda não há previsão de mais lançamentos da heroína aqui no Brasil.

MsMarvelNadaNormal-2

Compre Ms. Marvel – Nada Normal na Amazon e ajude o NERDestinos!