Junte-se a nós!Se você gosta de nerdices, geek, otaku, cult e etc!

Quadrinhos em Cordel | Quem é Deadpool?

O Quadrinhos em Cordel é uma coluna semanal do NERDestinos exclusiva para quadrinhos. Textos novos todos os sábados.

deadpool

Era uma vez… uma empresa chamada Fox. Desde os estrondosos sucessos dos filmes dos X-Men, essa empresa vislumbrava expandir seu universo cinematográfico, bater de frente com a Marvel Studios e explorar outros estilos de filmes envolvendo super-heróis. Por isso, a Fox iniciou uma série de testes de vídeo com um dos vilões mais queridos dos quadrinhos: Deadpool.

Para o público, tudo não passava de rumor – um possível filme do Deadpool era especulado desde 2009 – até o dia 30 de julho de 2014, fatídico dia em que um desses testes de vídeo “acidentalmente vazou” (Deus sabe se foi a própria Fox, ou não). A internet como sempre foi abaixo e os fãs colocaram a Fox na parede sobre a veracidade do vídeo vazado, afinal seria bem difícil ser falso se a voz de dublagem era igual a voz do Ryan Reynolds, ator que interpretou o Deadpool em X-Men Origins: Wolverine.

Como a recepção foi extremamente positiva e o vídeo era realmente verídico, a empresa decidiu anunciar oficialmente um filme do Deadpool, com Ryan Reynolds no papel principal, para fevereiro de 2016. O tempo passou, aqui estamos nós praticamente na semana de lançamento do longa, mas afinal quem é esse tal de Deadpool? De onde veio? O que faz? De quem é amigo? Hoje, no Globo Repórter  NERDestinos!

deadpool-gallery-06

Criado por Fabian Nicieza e Rob Liefeld, o Deadpool é claramente inspirado no Deathstroke da DC e não tem para onde o fã da Marvel correr, nesse caso o jeito é deixar a carteirinha de marvete de lado e admitir a similaridade porque os próprios criadores já assumiram: segundo Nicieza, o personagem “é um Deathstroke com pegada de Novos Titãs”. Além disso, seus nomes não deixam dúvidas: o original se chama Slade Wilson, já o Deadpool foi batizado de Wade Wilson.

O mercenário tagarela teve sua primeira aparição na revista The New Mutants #98 em 1991 nos EUA e em Os Fabulosos X-Men #584 em 1994 no Brasil, onde é apresentado como um vilão que é contratado por Mister Tolliver, que futuramente se tornaria Genesis, para atacar o Cable e os Novos Mutantes. Depois disso, fez aparência recorrentes em X-Force até ganhar sua primeira minissérie própria em 1993 chamada The Circle Chase, com artes de Joe Madureira e escrita pelo próprio Fabian Nicieza.

As vendas tiveram um bom retorno e logo no ano seguinte o herói ganhou sua segunda minissérie: Deadpool, dessa vez com ninguém mais, ninguém menos que Mark Waid no roteiro. Porém, somente em 1997 Wade ganhou sua primeira revista regular justamente com a estreia do hoje veterano Joe Kelly em mensais na Marvel. Nela, personagens como a Blind Al e o Weasel fizeram suas primeiras aparições, porém mesmo com o tremendo sucesso, a revista foi cancelada curiosamente na edição 69.

blindal
Leslie Uggams e T.J. Miller serão Blind Al e Weasel no filme

Nos anos 2000, o personagem voltou aos holofotes em dupla com o lançamento de Cable & Deadpool, que culminou em uma mensal exclusiva para o Cable em 2008, e também brilhou individualmente com um tie-in durante a Invasão Skrull no mesmo ano, porém o que alavancou a popularidade do tagarela foi sua participação no filme X-Men Origins: Wolverine.

Eu sei, eu sei, o filme não agradou muita gente, mostrou um Deadpool bem desconexo e overpowered em relação ao dos quadrinhos, mas ele estava lá, e quem foi nos cinemas para ver o Hugh Jackman estraçalhar o major Stryker, teve um gostinho de Wade Wilson. Os fãs podem reclamar à vontade, mas têm que admitir que se não fosse por essa aparição, provavelmente não seriamos agraciados com o filme que estreia nessa semana.

Sim, o termo é esse mesmo: agraciados. As pitadas de comédia são costumeiras nos filmes de super-heróis, mas trazer para as telonas um mutante que faz piada suja para maiores de 18 anos é sim uma aposta arriscada e por isso temos que ser gentis com a Fox. Além do marketing do filme estar fora de série, temos que lembrar também que esse deve ser um dos filmes mais fiéis aos quadrinhos já feito.

Deadpool promete ir a fundo no romance entre Wade e Vanessa Carlysle (Morena Baccarin), mais conhecida como Copycat, fazendo o herói enfrentar os vilões Angel Dust e Ajax com a ajuda de Colossus (Stefan Kapicic) e da jovem Negasonic Teenage Warhead (Brianna Hildebrand) para salvar seu grande amor. Por fora, é um baita de um chiclê. Por dentro, muito tiro, porrada, e bomba.

deadpool-image-1-12-30
Negasonic, Deadpool e Colossus. Foto: Empire.

Atualmente, o mercenário tem sua própria mensal escrita por Gerry Duggan com artes de Mike Hawthorne, é protagonista da minissérie Deadpool & The Mercs for Money e faz parte dos Uncanny Avengers (sim, o maluco é um vingador!). Além disso, ele já tem personagens variantes como o Deadpool 2099 e a Gwenpool que, se você não conhece, procure agora para ler.

Deadpool estreia em 11 de fevereiro.