Junte-se a nós!Se você gosta de nerdices, geek, otaku, cult e etc!

Quadrinhos Em Cordel | Os Novos Vingadores de Jonathan Hickman

O Quadrinhos em Cordel é uma coluna semanal do NERDestinos exclusiva para quadrinhos. Textos novos todos os sábados.

2728319-na1_640

Recentemente, mais precisamente entre maio de 2015 e janeiro desse ano, o universo Marvel presenciou mais uma das Guerras Secretas, um mega evento que envolveu diversos personagens da editora e redefiniu toda sua linhagem de revistas, que inclusive já falamos sobre aqui na coluna. Porém, o mote que deu origem a esse evento vem sendo construído desde muito tempo atrás.

Tudo começa com a formação dos Illuminati, grupo de detentores das Jóias do Infinito formado por Raio Negro, Namor, Reed Richards, Homem de Ferro, Capitão América, Doutor Estranho, Pantera Negra e Professor Xavier. Foi esse seleto pelotão que se encarregou de dirigir o mundo secretamente, tomando as decisões mais importantes para a humanidade e tendo o poder de alterar o futuro do universo.

O grupo foi criado originalmente em 2006, mas retorna à atividade anos depois justamente em Novos Vingadores (2013) pelas mãos do escritor Jonathan Hickman, que futuramente escreveria as nove edições das Guerras Secretas. Aqui são dados os pontapés de todos os conceitos e conflitos que vimos nesse último mega evento da Marvel e serve como um excelente prequel para aqueles que, como eu, leram primeiro Guerras Secretas.

2795724-2788977_newavengers01_03

Depois de ter Wakanda ameaçada pela Cisne Negro e perder o sucessor de seu trono, T’Challa convida os outros Illuminati para uma reunião emergencial. O herói, enquanto lutava para manter sua terra a salvo, havia presenciado pela primeira vez uma incursão, raro evento em que duas Terras de universos diferentes começam a colidir, mas que não estava ficando mais tão raro assim.

A verdade é que existe nesse universo – ou multiverso, chame como quiser – da Marvel um número infinito de Terras em um número infinito de universos e isso implica em infinitas possibilidades para cada um desses universos. Esse não é um conceito novo na Marvel, já estávamos acostumados com a Terra 1610 do universo ultimate, mas nesse caso é bem mais amplo e bem mais suscetível a problemas.

O que T’Challa presenciou foi apenas o início de uma série de incursões. O que aconteceu foi que em uma das Terras ocorreu um evento que ocasionou a morte prematura de um dos infinitos universos, causando uma contração na linha temporal. Graças a isso, dois universos colidiram e um deles foi justamente o nosso, que conseguiu se salvar mas que, a partir daí, continua presenciando incursões com cada vez mais frequência e gerando cada vez mais contrações na linha temporal.

2953363-explain2
“E é isso o que T’Challa presenciou– outra Terra colidindo com a nossa Terra.”

Nesse primeiro arco da história, chamado Tudo Morre, os heróis precisam dar tiros no escuro até achar a solução para essas constantes incursões. Uma manopla, uma máquina de engenharia reversa ou até um certo devorador de mundos… não importa, o objetivo é achar uma solução final para conter o avanço de outras Terras e fazer com que os infinitos universos voltem para a linha temporal original.

Esses não são Vingadores tradicionais, não há governo para glorificar suas imagens, não há mídia para retratá-los como os grandes salvadores do dia. Todo o caminho que eles seguem tem de ser feito de forma secreta, toda decisão tomada tem de haver cem porcento de certeza, um passo em falso e eles não vão pensar duas vezes em morrer – ou matar – para parar a incursão. É essa a beleza – e ao mesmo tempo a tensão – por trás desses Novos Vingadores.

Além de Jonathan Hickman no roteiro, esse arco tem ilustrações por conta do Steve Epting e isso é um grande diferencial para o tom desse quadrinho. Optando por cores mais sóbrias, e até mesmo cenários completamente escuros como é o caso das cenas de reuniões dos Illuminati, o Epting consegue expressar bem pela arte a densidade de uma ameaça global como essa. Os tons avermelhados durante as incursões também são um grande destaque (acima).

"Tudo morre" - New Avengers #1 / "Tudo vive" - Secret Wars #9
“Tudo morre” – New Avengers #1 (2013) / “Tudo vive” – Secret Wars #9 (2016)

Tudo Morre é um excelente ponto de partida para entender melhor as Guerras Secretas antes de ir a fundo na mega saga e seus tie-ins e para mergulhar de vez na cabeça do gênio Jonathan Hickman, que já fez história com o Quarteto Fantástico, a Fundação Futuro, e agora brinca de explodir planetas e explodir nossas cabeças com Novos Vingadores.

O arco abrange as edições #1 a #6 de New Avengers (2013), que já saíram em formato de mix pela Panini aqui no Brasil em 2014 e chegaram recentemente em encadernado.

566082_novos-vingadores-tudo-morre-712789_l1_635876789537468000

Compre Novos Vingadores – Tudo Morre na Amazon e ajude o NERDestinos!