Junte-se a nós!Se você gosta de nerdices, geek, otaku, cult e etc!

Quadrinhos em Cordel | O retorno de Steve Rogers

O Quadrinhos em Cordel é uma coluna semanal do NERDestinos exclusiva para quadrinhos. Textos novos todos os sábados.

569e887f3f3cf-2

Steve Rogers não é mais o mesmo nos quadrinhos. E quando eu falo que ele não é mais o mesmo, eu falo para valer. Em meados de 2014, mais especificamente em Captain America #21, o Iron Nail conseguiu remover o soro de super-soldado do Steve fazendo com que ele envelhecesse rapidamente e perdesse completamente seus poderes.

Em uma das maiores mudanças de status quo do personagem em seus 73 anos de história até o momento, Sam Wilson, o antigo Falcão, assumiu o manto de Capitão América. Foi um dos primeiros passos da Marvel em direção ao aumento da diversidade em sua linha de HQs que acabou culminando no “reboot” All-New All-Different Marvel.

A reformulação aconteceu, as Guerras Secretas tiveram seu fim e o Sam ganhou uma série mensal para chamar de sua. Embora muitos esbocem críticas duras a Captain America: Sam Wilson atualmente devido às cutucadas constantes nos conservadores americanos abordando temas polêmicos como imigração, o novo Cap em momento algum deixa de fazer jus ao uniforme que veste porque, apesar de tudo, continua defendendo seu maior lema: a liberdade.

Captura de Tela 2016-01-29 às 01.54.46
Sam Wilson: Capitão Anti-América?

Enquanto isso, Steve, mesmo na terceira idade, continuou ajudando alguns heróis como os Uncanny Avengers e também o próprio Sam Wilson, mas claro que com uma pegada bem diferente, trabalhando apenas em background mais como um estrategista da velha guarda, algo que é bem bacana de ver principalmente para aqueles que sempre se perguntaram como seria uma possível aposentadoria do Rogers.

Porém o ano de 2016 bateu na porta, o Capitão América se aproxima do seu aniversário de 75 anos de criação, temos uma Guerra Civil no universo cinematográfico e uma nova Guerra Civil nos quadrinhos em que ambas há participação ativa do herói, e claro que a Marvel não poderia deixar a oportunidade passar. Assim como não existe morte de verdade nos quadrinhos, também não existe nada irreversível e por isso a empresa anunciou esse mês que Steve Rogers estará de volta ao combate.

Sim, o nosso velho (na verdade novinho, como a gente conhece) Steve Rogers voltará e o grande evento que vai costurar todas as pontas soltas desse retorno será Avengers Standoff, que promete colocar lado a lado não só dois Capitães – Rogers e Wilson – mas também Bucky Barnes. A partir daí, Captain America: Sam Wilson continua a ser publicada mensalmente porém haverá uma nova revista no lineup da Marvel: Captain America: Steve Rogers.

Novo design do Capitão América feito por Daniel Acuna
Novo design do Capitão América feito por Daniel Acuna

A série, que terá roteiro e artes de Nick Spencer e Jesus Saiz, vai marcar o retorno definitivo de Steve com um novo uniforme, novo escudo e novos aliados, sendo um deles o próprio Sam Wilson. Essa decisão não só respeita os fãs que acolheram o Sam no papel como também mostra que a Marvel está ampliando seu leque de possibilidades para seus personagens como fez no All-New All-Different Marvel com o Homem-Aranha, onde estabeleceu uma mensal para o Peter Parker (Amazing Spider-Man) e outra para o Miles Morales (Spider-Man).

Segundo Spencer, esse é o momento ideal para a volta de Steve. “O país está dividido como sempre e Steve é único, ele é uma figura de unificação, alguém que podemos contar e colocar toda nossa fé. Não é segredo que o Universo Marvel está prestes a entrar em um período de sério conflito com a Guerra Civil II dando as caras e, como tal, sentimos que é a hora perfeita para trazer Steve de volta em forma para lutar”, disse o roteirista.

Steven_Rogers_(Earth-616)_from_Avengers_Vol_5_37
Comandante Steve Rogers em Avengers #37

Avengers Standoff começa a sair em março e eu mal posso esperar para ver como vai funcionar a dinâmica de dois Capitães América com a mesma idade e cada um em um dos extremos do gosto popular. Se achávamos que o futuro dos heróis era incerto por conta das Guerras Secretas, pode acreditar que agora é ainda mais.

Sam Wilson! This is commander Steve Rogers, acting in behalf of S.H.I.E.L.D, I order you to stand down!