Junte-se a nós!Se você gosta de nerdices, geek, otaku, cult e etc!

Quadrinhos em Cordel | O que esperar da Marvel em 2016?

O Quadrinhos em Cordel é uma coluna semanal do NERDestinos exclusiva para quadrinhos. Textos novos todos os sábados.

Marvel-Logo

O ano de 2016 finalmente chegou, um ano que promete muitas surpresas no universo Marvel. Em 2015, fomos agraciados – ou nem tanto – com Vingadores: Era de Ultron, Homem-Formiga e Quarteto Fantástico nas telonas e uma total reformulação nos quadrinhos com a mega saga das Guerras Secretas sob o selo All-New All-Different Marvel, o qual já foi abordado em dois textos aqui na coluna.

Já em 2016, a história é outra. Falando do cinema, seremos bombardeados com muita porrada já em fevereiro com Deadpool, uma aposta arriscada da Fox do ponto comercial mas conservadora por outro lado pois exalta o bom humor que se consolidou no gênero, principalmente depois de Guardiões da Galáxia. Em maio, é hora de finalmente vermos Steve Rogers e Tony Stark se enfrentando em Capitão América: Guerra Civil, que promete a mesma premissa da Guerra Civil dos quadrinhos, a Lei de Registro, mas com bem menos personagens, claro.

Pl9rAQy
“Divididos nós caímos” é a frase que estampa o pôster de Capitão América: Guerra Civil.

Também em maio, teremos mais um filme dos mutantes: X-Men: Apocalipse. Depois de um processo lento de reboot da franquia nos cinemas, iniciado em X-Men: Primeira Classe e finalizado na sequência X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, novos rostos dão vida aos personagens clássicos dessa vez enfrentando Apocalipse, o primeiro mutante da história, interpretado por Oscar Isaac.

No segundo semestre, dois personagens da Marvel totalmente desconhecidos do público geral vão ganhar lugar nas telonas: Gambit e Doutor Estranho. O que deve levar as pessoas ao cinema, além do selo Marvel, são os nomes de peso dos atores principais, Channing Tatum (Anjos da Lei) e Benedict Cumberbatch (Sherlock). Seus filmes estreiam em outubro e novembro respectivamente, mas ainda estão em fase de filmagens.

doctor_strange_5
Cumberbatch como Doutor Estranho em foto recente divulgada pela EW.

Já nas HQs, o panorama é bem diferente. Como em todos os anos, a editora promoverá sua mega saga em 2016 e ela será Guerra Civil II. Aproveitando o sucesso que o filme certamente fará, a Marvel vai trazer um novo embate entre Homem de Ferro (Tony Stark) e Capitão América (agora Sam Wilson, não mais Steve Rogers) que deve, fazendo jus à primeira Guerra Civil (2006/2007), afetar boa parte do universo Marvel.

A mega saga vai começar a sair na primavera americana, ou seja, entre os meses de março e junho de 2016, coincidindo exatamente com o período de lançamento de Capitão América: Guerra Civil nos cinemas. O roteiro e a arte ficarão por conta de Brian Michael Bendis e David Marquez respectivamente, mesma equipe que hoje trabalha em Invincible Iron Man, a revista solo do herói.

CIVIL-WAR-II-750x400
Mais uma vez o conflito cerca os dois heróis, mas dessa vez o motivo não deve ser a Lei de Registro.

Outro grande evento que promete mudar o status quo de uma parte dos personagens do universo da Marvel nos quadrinhos será Apocalypse Wars. Surfando novamente na onda do certeiro sucesso do filme X-Men: Apocalipse, a editora vai promover um crossover entre as revistas Extraordinary X-Men #8 (março), Uncanny X-Men #6 (abril) All-New X-Men #9 (maio).

O vilão Apocalipse não dá as caras nos quadrinhos desde os eventos de Axis, no início de 2015, porém uma versão alternativa dele foi vista e morta nas últimas Guerras Secretas.

ccxp-apocalypse-wars-capa
O anúncio de Apocalypse Wars foi feito no Brasil durante a Comic Con Experience 2015.

Os Vingadores também vão ter um grande evento nesse ano para chamarem de seus. Avengers: Standoff! foi anunciado durante a New York Comic Con (NYCC) em homenagem aos 75 anos do personagem Capitão América, que será o vingador com maior foco na história, e vai envolver diversas HQs da família de títulos dos Vingadores.

O ponto de partida vai ser dado em março na edição única de Standoff!: Assault on Pleasant Hill Alpha, que vai ter roteiro e artes de Nick Spencer e Jesus Saiz, tendo continuidade através das revistas Sam Wilson: Captain AmericaAll-New, All-Different AvengersUncanny AvengersNew Avengers, Agents of S.H.I.E.L.D e mais.

standoff-assault-on-pleasant-hill-alpha-jesus-saiz-cover1-154295
Avengers: Standoff! promete ter como peças principais da trama três versões do Capitão América: Sam Wilson, Bucky Barnes e Steve Rogers.

Outro evento da editora anunciado na NYCC, que agradou principalmente o público feminino, será Spider-Women. As revistas Spider-Gwen, Spider-Woman e Silk entrarão em crossover no mesmo estilo de Avengers: Standoff!: com um pontapé em uma edição Alpha.

A história se desenrola a partir do momento em que a Jessica Drew e a Cindy Moon se encontram presas dentro da realidade alternativa da Spider-Gwen. Enquanto elas ficam afastadas do universo principal da Marvel, impostores usando uniformes similares aos delas instauram o caos em Nova York.

Spider-Women_1_Yasmine_Putri_Cover
Arte de capa de Spider-Women #1, que sai durante a primavera americana.

Marvel nos quadrinhos também é sinônimo de Star Wars. Depois de iniciar uma série de novas publicações da saga no ano passado, nesse ano a editora promete finalizar Vader Down, o primeiro crossover entre as revistas Star Wars e Darth Vader, e dar continuidade a mini-séries de arcos fechados sendo Anakin & Obi-Wan a primeira delas, que começa a sair já em janeiro e se passa entre os Episódios I e II.

Em fevereiro, teremos o one-shot C-3PO contando como o droide da Resistência ganhou o seu braço vermelho que vemos em Star Wars: O Despertar da Força.

5627a41fe148e
Arte conceitual do brasileiro Mike Deodato para Vader Down

Parece muita coisa para apenas um ano na editora, mas mais revistas e crossovers devem ser anunciadas durante o ano pela Casa das Ideias. O ano virou e a Marvel está com um novo gás para se manter no topo de vendas nos Estados Unidos. Run, DC. Run!