Junte-se a nós!Se você gosta de nerdices, geek, otaku, cult e etc!

Quadrinhos em Cordel | Empress, o Star Wars de Mark Millar

O Quadrinhos em Cordel é uma coluna semanal do NERDestinos exclusiva para quadrinhos. Textos novos todos os sábados.

Empress-Mark-Millar-Stuart-Immonen

Criado em 2004, o selo Icon da Marvel Comics surgiu com o objetivo de reunir em obras independentes do universo da editora vários escritores e desenhistas de alto escalão em histórias diversificadas. Assim despontaram obras como Powers do Brian Michael Bendis, que hoje virou até série de TV, e Kabuki do David Mack, ambas anteriormente publicadas pela Image.

Posteriormente outras obras de renome foram desenvolvidas dentro do selo como Dream Police e The Book of Lost Souls, ambas do J. Michael Straczynski, porém quem fez mais sucesso no Icon foi Mark Millar (Guerra Civil, Kingsman). Junto com o desenhista John Romita Jr (The Amazing Spider-Man, Uncanny X-Men), Millar escreveu uma das maiores HQs não só do gênero mas das últimas décadas: Kick-Ass, obra que até hoje é sucesso de vendas e já ganhou dois filmes.

Agora Mark Millar retorna ao selo, ao lado de Stuart Immonen (Ultimate X-Men, Star Wars, Ultimate Spider-Man), com a construção de um novo universo grandioso, considerado meio Star Wars, meio Guardiões da Galáxia, em uma obra que mistura amor e ódio chamada Empress.

Captura de Tela 2016-05-06 às 14.10.55

Sessenta e cinco milhões de anos antes da raça humana começar a habitar a Terra, já haviam civilizações muito bem estabelecidas no território que pisamos hoje. Reis, rainhas, súditos, monstros, criminosos, assim como nos dias atuais. Porém, no universo de Empress, a opressão tem um nome: Rei Morax.

Emporia, há 17 anos mulher de Morax e consequentemente rainha, está cansada do império de lunatismo e psicopatia de seu marido e por isso decide fugir do planeta para nunca mais voltar. Com a ajuda de seu guarda-costas e capitão Dane Havelok, a rainha, sua filha Aine (15 anos) e seus filhos Adam (10 anos) e Puck (18 meses) escapam do planeta em uma nave em órbita em hiperespaço.

Em direção ao planeta de sua irmã em busca de ajuda, Emporia e sua tripulação fazem uma parada no planeta Antares, onde o guerreiro Tor Blinder vive. Tor, embora seja um anão bem humorado, foi um soldado na famosa One Day War (em tradução livre, Guerra de Um Dia) e Dane acredita que ele possa conseguir um teletransporte para a rainha e seus filhos.

Captura de Tela 2016-05-06 às 15.23.22

À medida em que a história se destrincha, as referências a obras famosas da cultura pop vão dando as caras nos desenhos de Immonen. A comparação feita entre Empress e Star Wars é mais do que plausível, o design das naves nesse universo lembra bastante os A-wings da saga de George Lucas assim como o visual de alguns soldados, um deles inclusive praticamente igual a um dos inquisidores da série animada Star Wars Rebels.

O universo Marvel também é referência na obra de Mark Millar. Dane Havelok é basicamente uma mistura de Obi-Wan Kenobi com o Star-Lord dos quadrinhos. O próprio rei Morax, grande vilão da história, tem traços semelhantes ao do Apocalipse, grande vilão dos X-Men que vai aparecer em breve nas telonas no mais novo filme dos mutantes.

Falando em cinema, o quadrinho, que tem até o momento apenas duas edições lançadas, já está em negociação para ganhar um filme. De acordo com o The Hollywood Reporter, Millar está trabalhando com os produtores Joe RothJeff Kirschenbaum para levar a jornada de Emporia para as telonas com a ajuda do roteirista F. Scott Frazier.

Captura de Tela 2016-05-06 às 15.52.53

Essa grande história de luta e empoderamento promete ter seu desfecho ao final de três arcos de seis edições cada. A próxima edição, de número 3, sai no dia 1º de junho. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.