Junte-se a nós!Se você gosta de nerdices, geek, otaku, cult e etc!

Quadrinhos em Cordel | A guerra dos Robins está começando

O Quadrinhos em Cordel é uma coluna semanal do NERDestinos exclusiva para quadrinhos. Textos novos todos os sábados.

4795142-1+robin+war+#1

Em homenagem aos 75 anos do Robin, a DC Comics anunciou no meio do ano um crossover entre várias de suas revistas envolvendo o personagem. A primeira parte de Robin War, que promete ser um dos megaeventos mais surpreendentes dos últimos anos, chega às bancas americanas na próxima quarta-feira (2) mas o que está por trás dessa guerra? O que esperar de verdade?

Para entender a motivação desse conflito, primeiramente precisamos esclarecer um pouco do contexto em que Gotham e alguns personagens desse universo estão inseridos. Enquanto Damian Wayne passou um tempo fora da cidade tentando resgatar elementos do seu passado relativos ao Ano de Sangue e aprendendo mais sobre si mesmo e suas atitudes, um grupo de garotos desconhecidos e sem treinamento adequado começam a se intitular Robin, como uma espécie de movimento.

Damian volta para Gotham e enxerga um cenário completamente diferente do que era quando ele deixou a cidade. Sabendo agora que existem dezenas de outros garotos que vestem seu manto, o Bruce não é mais o Batman e que o Departamento de Polícia de Gotham City está caçando todos os Robins com a ajuda do atual Batman (sim, aquele ser dentro de uma armadura que parece mais um coelho), Damian vê em si a responsabilidade de mudar esse panorama.

4926122-rbwar_1_5

Porém alguns fatores podem atrapalhar – ou ajudar – o filho do Bruce. Estão em Gotham o Capuz Vermelho, o Robin Vermelho e Dick Grayson que, independente da posição política que tomem, já prometem uma boa dose de ação e pancadaria. Não podemos esquecer também de Alfred, que comumente assume o posto de mordomo e conselheiro, mas que nessa trama pode ter um papel importantíssimo devido ao fato de que ele é ninguém mais, ninguém menos que a cabeça por trás do movimento dos Robins, assumindo o pseudônimo The Nest.

A Corte das Corujas é um elemento de contraponto também muito importante. Ela estava esquecida desde a revista do Talon mas várias capas variantes já mostraram a clara presença da Corte na trama. Ainda não se sabe em como a Corte vai intervir, mas é um fator que pode fazer com que Damian e os outros heróis se unam aos Robins que fazem parte do movimento coletivo.

4795149-3+detective+comics+#47+-+robin+war

Robin War vai costurar grande parte do Batverse e o número de revistas envolvidas no crossover deixa isso bem claro, serão oito no total. O ponta-pé inicial será em Robin War #1 (02/12), seguida em ordem cronológica de Grayson #15 (09/12), Detective Comics #47 (09/12), We Are Robin #7  (16/12), Robin: Son of Batman #7 (23/12) e terminando em Robin War #2 (06/01). As revistas que servirão como tie-ins serão Gotham Academy #13 (09/12), Red Hood/Arsenal #7 (09/12) e Teen Titans #15 (23/12).

Segundo Ray Fawkes, que está trabalhando nas edições de Detective Comics e Robin: Son of Batman contidas em Robin War, a história vai fluir de edição em edição mas cada uma vai focar em personagens diferentes. O artista contou ao Newsarama que é, acima de tudo, uma trama de muitas camadas. “[Robin War] é sobre pessoas diferentes sendo inspiradas pelos mesmos ideais, precisando perceber que o que os inspira é o que eles têm em comum. Eles têm a escolha de focar em suas diferenças ou focar nessa inspiração”, disse Fawkes.

4795153-4+we+are+robin+#7+-+robin+war

O projeto conta também com artistas e escritores como Tom King, Lee BermejoKhary Randolph, Tim Seeley, Mikel Janin, Steve Pugh, Scott McDaniel e mais. Ainda não se sabe se alguma das edições do crossover chegará ao Brasil.