Junte-se a nós!Se você gosta de nerdices, geek, otaku, cult e etc!

Edel-Silmarillion | Conheça a belíssima versão artística do livro feita por um ilustrador alemão

Em 2009 o designer e estudante de arte alemão, Benjamin Harff, uniu sua paixão pelo universo criado por Tolkien e o seu trabalho de conclusão de curso para produzir um livro inteiro feito a mão.

Antes de iniciar o trabalho, Harff, hoje com 37 anos, estudou a história da Terra Média e as ilustrações criadas por J. R. R. Tolkien e percebeu que a principal inspiração do autor/ilustrador era a natureza. Harff produziu o manuscrito de O Silmarillion como trabalho final na Academia de Artes onde se formou, em Hennef, na Alemanha. Como preparação pesquisou a série de livros “The History of Middle Earth”, as Cartas de J. R. R. Tolkien e seu trabalho como ilustrador.

“É óbvio que Tolkien também era um amante da caligrafia, especialmente medieval. No livro “J.R.R. Tolkien – Artist and Illustrator” encontrei uma dica sobre um livro de caligrafia que Tolkien leu. Então, eu comprei o mesmo livro.” Disse Harf em uma entrevista publicada no site Tolkien Library.

O Silmarillion é uma coletânea de mito-poesias sobre o universo de Eä, onde se encontram as terras de Valinor, Beleriand, Númenor, e Terra-Média, onde se passam o Hobbit e Senhor dos Anéis. Segundo Harff, inicialmente ele planejou produzir um dos livros do Senhor dos Anéis, porem, por já ter ido aos cinemas, a expectativa sobre ele seria muito grande, foi então que resolveu trabalhar com o Silmarillion.

Todas as capitulares, caligrafia e ilustrações foram feitas a mão, usando canetas caligráficas e tinta indiana. Para replicar as cores de prata, ouro e cobre, Benjamin usou tinta acrílica. Todo o processo, desde diagramação a montagem da capa de couro de cabra, levou cerca de seis meses, e foi criado para o trabalho de conclusão de curso de Benjamin Harff na universidade de Arte.

Até onde se sabe, existe apenas uma cópia deste trabalho e muito provavelmente nunca será publicada, já que os direitos estão nas mãos da família Tolkien, que ainda não se pronunciou sobre o trabalho. Confira várias imagens divulgadas do trabalho na galeria abaixo.